Escrito em 16 de fevereiro de 2022
Esta é talvez a dúvida mais frequente quando iniciamos uma peça em macramé e também a decisão mais crítica, porque ficar sem fio a meio de um trabalho é o que menos desejamos.
A verdade é que não existe uma ciência exata, isto porque para além do comprimento desejado para a peça, fatores como a densidade do fio, o tipo de nós utilizados, o nosso próprio estilo de laçada (com mais ou menos tensão) têm um impacto direto na quantidade de fio necessário.
O nó quadrado (square knot), por exemplo, consome menos fio que o nó festone / rolinho (doble ...
Ler mais
Escrito em 06 de setembro de 2021
Especializada no fabrico de fios de algodão de alta qualidade, a Bobbiny, marca criada em 2014 na Polónia, apostou desde o início em processos de fabrico sustentáveis e com respeito pelo ambiente.
Os fios da Bobbiny são produzidos numa pequena fábrica em Varsóvia com recurso a excedentes de produção e desperdício têxtil proveniente de todo o mundo. Os tecidos são triturados, desfiados e separados em diferentes gamas de cores com proporções específicas para adquirirem a tonalidade final pretendida para o fio. Este processo é realizado sem a utilização de água ou produtos químicos, reduzindo desta forma as emissões de CO2. ...
Ler mais
Escrito em 08 de dezembro de 2020
Se há algo de que não abdico nas minhas peças é da qualidade da matéria prima.
Poderia optar por materiais com um custo mais reduzido, mas certamente não teriam a garantia de qualidade que o cliente merece, nem respeitariam os padrões de produção e valores que procuro para as minhas peças.
O algodão é a principal matéria prima que utilizo e todo ele é 100% reciclado ♻️. Trabalho exclusivamente com dois produtores europeus - Casasol e Bobbiny - que investem na #sustentabilidade dos seus fios, elaborados a partir de excedentes de produção e desperdícios têxteis, e que possuem certificado Oeko-Tex ...
Ler mais