Blog

Saiba como escolher o fio para macramé?

Saiba como escolher o fio para macramé?

Esta é talvez uma das primeiras questões que surgem quando decidimos aventurar-nos no mundo do macramé. O mais comum é mesmo partirmos em direção à primeira loja de bricolage ou loja “chinesa” e comprar algum tipo de corda ou trapilho. Eu própria fiz a minha primeira experiência com um novelo de trapilho (ou t-shirt yarn como também é conhecido), mas rapidamente entendi que não era esse o caminho, dada a grande elasticidade deste tipo de fio.

O macramé é uma técnica artesanal que tem por base a elaboração de diferentes nós e para tal é necessário, antes de mais, que a fibra utilizada tenha alguma robustez e firmeza, para que os nós possam ficar bem definidos. Isso não significa, contudo, que tenhamos que trabalhar com cordas duras e difíceis de manusear e que nos possam até provocar lesões nas mãos.

Os diferentes Tipos de Fios

De uma forma geral podemos dividir os fios para macramé em três categorias que se diferenciam pela forma como o fio é construído: fio entrançado, fio torcido e corda.

Fio Entrançado

O fio entrançado (ou Braided Cord) é mais indicado para quem dá os primeiros passos na arte do macramé. É um fio leve, macio e com alguma elasticidade, fácil de trabalhar, e que dada a sua construção, à base de fibras entrelaçadas, possui uma maior consistência e permite a criação de nós mais uniformes e definidos. Este fio é ideal para trabalhos em que se pretende um maior nível de pormenor nas peças, com desenhos bem definidos. Este fio ou cordão tem a limitação de não desfiar, não sendo por isso indicado para peças com franjas.

Fio entrançado

Fio Torcido

O fio torcido (ou single twist) é composto por um conjunto de pequenos fios numa única torção. É um fio que proporciona um visual mais rústico às peças, com nós mais irregulares e permite desfiar e criar franjas facilmente. É um fio bastante utilizado em peças de macramé com um estilo mais “boho”.

Fio Torcido

Corda

A corda (conhecida também por triple twist ou 3ply) é geralmente composta por 3 cabos torcidos, cada um deles com vários pequenos fios. É um fio firme mas macio permitindo uma definição perfeita dos nós em peças de macramé e possibilitando franjas com um efeito franzido. Para iniciantes pode ser também uma boa escolha.

Corda

 

Tipos de Fibras

Na escolha dos materiais temos que ter em consideração também o tipo de fibra a utilizar. A fibra mais utilizada em macramé é o algodão, mas podem ser utilizada também outras fibras naturais como a juta, o canhâmo ou até linho. Existem também fibras sintéticas como o nylon ou poliéster. Tudo depende do acabamento que se pretende para a peça.

Nas minhas peças opto sempre por trabalhar com fibras de origem natural, na sua maioria recicladas, e com o menor impacto ambiental possível. Trabalho exclusivamente com fornecedores que investem na sustentabilidade dos seus fios, elaborados a partir de excedentes de produção e desperdícios têxteis, e que possuem certificado Oeko-Tex 100, um standard mundial que certifica que não são utilizadas substâncias químicas nocivas para o ambiente no processo de fabrico.

Na loja online da By Angie pode enontrar todos estes tipos de fios para as suas peças.

 


×